25 março 2015

Como Limpar a Pele antes e depois da Maquiagem

Olá Amores, vim hoje falar de algo muito importante e que deve ser seguido á risca se quiser manter a pele sempre bonita, lisinha e saudável, a Limpeza de Pele.


De nada adianta conhecer todos os truques e itens de maquiagem, e não saber limpar a pele corretamente. É fundamental que a pele esteja limpa antes de iniciar qualquer maquiagem. 

Veja abaixo o passo a passo de uma limpeza completa: 

-Demaquilante;
 -Leite ou gel de limpeza; 
-Esfoliante (use apenas uma vez na semana); 
-Tônico facial.
Passo a passo de limpeza diária: 
-Demaquilante (se estiver com maquiagem); 
-Leite ou gel de limpeza; 
-Tônico facial. 

O ideal é limpar a pele após acordar e antes de dormir.

 1 – Higienizar a pele (todos os dias) 
O primeiro passo para deixar a pele limpa é higienizar. Se estiver com maquiagem, é ideal aplicar um demaquilante, e depois aplicar um leite ou gel de limpeza.

 Sabonete de Limpeza: o ideal é utilizar um sabonete próprio para seu tipo de pele. 

Gel de Limpeza: é indicado para peles oleosas. 

Emulsão: as emulsões de limpeza podem ser usadas em peles mistas e secas.

 Creme: este tipo de produto é mais indicado para pessoas com o tipo de pele seca, pois possuem óleo em sua formulação. 

Leite de Limpeza: indicado para a remoção de maquiagem e impurezas, mantendo o equilíbrio natural da pele. 

2 – Esfoliar (uma vez por semana)
A esfoliação é indicada para a remoção das células mortas, e pode ser feita uma vez na semana. O esfoliante é um produto que realiza um polimento na pele, removendo assim as células mortas e fazendo uma renovação celular. Além disso, o esfoliante ajuda na penetração de princípios ativos.


3 – Tonificar (todos os dias) 
O tônico é um produto indicado principalmente para regular o pH da pele. É fundamental também para a limpeza completa, revitalizando a pele. Há vários tipos de tônico facial, entre eles: tônico adstringente; tônico calmante; tônico suavizante, etc. 

O adstringente é um tônico que contém substâncias específicas para a pele oleosa. É um ótimo produto cosmético para limpar a pele, porém possui maiores concentrações de álcool. É indicado para peles oleosas e mistas. 

Os demais tônicos dependem da sua composição, que podem possuir vários princípios ativos importantes que além das funções básicas, podem possuir ainda propriedades hidratantes, calmantes, revigorantes, etc. Estes produtos devem ser aplicados com um algodão, e movimentos circulares em todo o rosto. 

Importante: todo adstringente é tônico, mas nem todo tônico é um adstringente. Após limpar a pele pela manhã, se a maquiagem não contiver no mínimo fator de proteção FPS 15, aplique um filtro solar separadamente antes de se maquiar.


A importância de remover a maquiagem



Você sabia que não remover a maquiagem antes de dormir pode causar o envelhecimento precoce da pele? E os cílios que podem ficar quebradiços e ressecados se a máscara para cílios não for removida? Além disso, dormir maquiada pode causar a obstrução dos poros e aumentar a oleosidade da pele, causando cravos e espinhas.

Mesmo sabendo disso, muitas mulheres se esquecem de remover a maquiagem no final do dia.
São poucos minutos de cuidados diários, porém com o estresse e correria do dia-a-dia, a preguiça às vezes vence e a maquiagem continua na pele. E não adianta apenas lavar o rosto.
A limpeza deve ser feita de maneira correta, com produtos específicos.

Além disso, de nada adianta usar um sabonete comum ou pior ainda, para o corpo. Além de não limpar, irá fazer mal à pele. Também é necessário escolher um demaquilante próprio para o tipo de pele.

Se a maquiagem for a prova d’água, o ideal é utilizar o demaquilante bifásico.

Para remover a maquiagem dos olhos, como lápis, sombra e rímel, o ideal é usar um demaquilante tanto para a pele quanto para os olhos, ou optar por um demaquilante específico para a área dos olhos.

Existem diversos tipos de demaquilantes hoje no mercado, de todos os preços, então não há desculpa para não limpar e cuidar da pele.

Lembrando que o hábito de limpar a pele deve ser diário, não apenas quando está com maquiagem. Isto porque a pele absorve muitas sujidades durante o dia, e que também devem ser removidas antes de uma noite de sono.

O ideal é limpar o rosto duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Este hábito, além de fazer bem à saúde da pele, também irá deixa-la ainda mais bela.

Para limpar bem a pele, utilize algodão ou lenços específicos que removem a maquiagem. Aplique o produto até perceber que a pele está limpa, e depois enxague com água. Se for necessário, repita o processo.

Para os cantos e para os cílios, o ideal é aplicar o produto num cotonete, e depois enxaguar com água. Após a limpeza antes de dormir, você pode aplicar um hidratante na pele. E pela manhã, após a limpeza, aplique o protetor solar.

Não se esqueça de Limpar a pele diariamente passo a passo com os produtos listados lá em cima e o esfoliante apenas uma vez na semana. Use bons sabonetes próprios para tirar a oleosidade da pele, para esfoliar, eu uso o Asépsia (aquele azul claro cheio de grãozinhos que parecem areia) e o Pelicano que já falei dele em um post.
Bom, é isso amorees, espero que tenham gostado dessas dicas em passo a passo para limpar a pele de forma correta. Até o Próximo post! ;)

XOXO

Nenhum comentário :

Postar um comentário